A gestão da sua imagem profissional vai muito além do que o que você veste. Ela envolve o comportamento, a comunicação e todas as estratégias que farão com que você represente a marca de um negócio por meio da sua marca pessoal.
Por isso, “Você é a sua marca” é um curso – que já teve três edições – e que a cada semestre é atualizado pelos conteúdos que o nosso gestor de imagem acrescenta.
“Nós todos somos marca”, porque vendemos a nossa imagem em tudo aquilo que fazemos. E tome nota: “É impossível desvincular a imagem profissional da imagem pessoal!” Somos seres humanos integrais e, por isso, suas atitudes e seus comportamentos refletem tudo aquilo que você faz.
“Como você quer ser lembrado no dia do seu velório?”
É uma pergunta que diz muito sobre cada um de nós, porque refere-se a imagem que você quer construir de si mesmo.
Quais os segredos de uma boa venda (de imagem)?
O diferencial do produto, no caso VOCÊ! E para chegar a essa definição é preciso olhar para si e descobrir seus pontos fortes e fracos, isso é a base do processo da gestão de imagem.
Analise de maneira macro todos os aspectos da sua vida (pode ser dando notas de 1 – muito ruim – a 10 – excelente): espiritual, familiar, psicológico, social, físico, profissional e financeiro. Assim, é possível identificar em quais dimensões é preciso suprir carências.
“O ser humano só está satisfeito quando todas as suas dimensões estão equilibradas. Por isso, precisamos estudar as pessoas como os departamentos de uma empresa”
Já parou para pensar em “Quem você é?”. É uma das repostas mais difíceis de serem elaboradas. Envolve pensar nos seus valores e nas suas características mais marcantes. Olhe para você e tente pontuar quais são as suas qualidades e os seus defeitos; e anote isso!
Temos necessidades funcionais – ‘quero trabalhar e ganhar dinheiro’ – e emocionais – ‘quero ser feliz e realizado no meu trabalho’, e suprir essas duas necessidades é compõe a base para desenvolver a gestão da sua imagem.
Aproveite as anotações e escreva quais são as suas três maiores HABILIDADES na vida! E as suas PAIXÕES?
E assim, consolidamos a estrutura para a construção da marca que é composta por: reputação, confiança, atenção e execução.
SEIS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA IMAGEM:
1. Autenticidade
2. Consistência
3. Emocional
4. Disposição em ajustar a autoimagem
5. Competitividade consigo mesmo
6. Seja grato e alinhado com seus valores