Próxima parada

O Orient Express é uma linha de trem inaugurada em 1883 que, originalmente, conectava as cidades de Paris e Constantinopla (atual Istambul). É um dos trens mais conhecidos mundialmente, tendo sido cenário para o clássico livro “Assassinato no Expresso do Oriente”, da escritora Agatha Christie. Além de luxuoso, requintado, sofisticado e confortável, o Orient Express possui um ar romântico que atraiu e continua atraindo apaixonados do mundo todo.

Na década de 30, o Orient Express teve seu apogeu, sendo sua história marcada por passageiros famosos, como celebridades e membros da nobreza. Porém, durante a Segunda Guerra Mundial, sofreu um declínio que veio a culminar no fim de circulação da rota original, em 1962. Atualmente, a linha atua no continente europeu com o nome de Venice Simplon Orient Express, incluindo como destino Londres, Paris, Veneza, Berlin, Roma, Cracóvia, Praga, Budapeste, Innsbruck, Viena e Istambul. Um dos trajetos mais tradicionais, de Paris até Veneza, se estende por 800 km e oferece uma viagem de 2 dias e uma noite.

Os que desejam embarcar em uma jornada a bordo do trem irão se surpreender com os vagões originais da década de 20, totalmente restaurados e preservando o estilo Art Déco. Nas estações de embarque, os passageiros podem desfrutar de lounges particulares reservados para os clientes do Orient Express. Já dentro do trem, podem apreciar jantares formais em um dos três vagões restaurantes do trem ou tomar um drink no vagão bar, tudo com muito glamour.

Estando entre paisagens encantadoras e mordomos uniformizados, os passageiros podem optar por duas opções de cabine, a dupla ou a suíte dupla. A cabine dupla apresenta um lavabo e uma sala de estar que se transforma em quarto durante a noite. Já a suíte dupla é composta por duas cabines conectadas que apresentam a opção de serem dois quartos ou um quarto e uma sala.

Desde sua inauguração, o trem teve sua rota diversas vezes alterada, devido a questões políticas e de logística. Apesar de todas as mudanças ao longo do tempo, viajar a bordo do Orient Express ainda é privilégio para poucos, devido ao seu valor elevado.

 

Deixe um comentário