Imagine um creme de baunilha macio e saboroso coberto por uma crocante camada de açúcar queimado feita a partir da chama de um maçarico. Sim, estamos falando dele, o clássico e queridinho da confeitaria, Crème Brûlée.
A sobremesa, uma das mais famosas do mundo, é reconhecida como parte da culinária francesa, por ser mencionada pela primeira vez no livro “Le Nouveau Cuisinier Royal Et Bourgeois Ou Cuisinier Moderne”, do chef francês François Massialot, em 1690. Porém, Espanha e Inglaterra também entram na disputa para país de origem, nomeando o doce de Creme Catalana e Burnt Cream, respectivamente.
A explosão de texturas e sabores do doce consegue harmonizar leveza e sofisticação com sua história tradicional e milenar. Talvez por isso ele seja um dos favoritos para compor o menu de doces em eventos, como foi o caso do casamento entre o príncipe Harry e Meghan Markle, no qual o Créme Brûlée foi servido em versão mini. O brigadeiro de Crème Brûlée também é bastante popular em celebrações.
A fama da sobremesa ganhou ainda mais força devido ao filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, de 2002, onde a protagonista afirma que quebrar a crosta do doce é algo que a faz sentir bem e feliz.
Está esperando o que para comer o seu Crème Brûlée e se sentir assim também, ein?!