Uma simples visita a um amigo ganhou novos protocolos que precisam ser seguidos para preservar a saúde de todos, convidado e anfitrião, desde o início da pandemia do novo coronavirus. E mesmo as regras mais rígidas da boa etiqueta foram flexibilizadas para se adequar às situações.
Relações humanizadas, mas que respeitem o estilo do anfitrião definem o novo normal das recepções e petit comités. E a biossegurança passou a fazer parte deste mix de ações. “Bom senso e afetividade são os pilares dessa nova conduta!”. Além de tomar cuidado com o número de pessoas, manter os ambientes arejados e evitar o uso de ar condicionado, disponibilizar álcool em gel e máscaras e muitos mimos podem deixar a visita mais aconchegante…
Sapatos: é educado pedir para que as pessoas tirem os sapatos! Você pode disponibilizar uma sapateira na entrada da casa e ainda propés, chinelas e rasteirinhas para aquela que não se sentem confortáveis com os pés descalços.
Máscaras: ofereça saquinhos – plásticos ou em tule, por exemplo – para que as pessoas guardem as máscaras.
Convidados: a quantidade de pessoas devem ser proporcional a sua capacidade de receber. Para garantir o distanciamento use os placements (lugares marcados) que deixarão a recepção ainda mais acolhedora.
Cardápio: nada é tão chique, neste momento, quanto tudo ser servido individualizado; desde a entrada até a sobremesa. Marcadores de taças se fazem itens de primeira necessidade e dão charme a ocasião.
Banheiros: use toalhinhas individuais; monte uma pequena cesta para acomodá-las e outro para separar as usadas. Toalhas de papel também são boas opções. Lembre-se: esses locais oferecem alta risco de contaminação.
Beijos e abraços precisam ser evitados neste momento, mas você pode apostar na ambientação com músicas e aromas – velas e difusores – para proporcionar uma experiência ainda mais afetuosa. Os mimos recebidos precisam ser desinfectados antes de serem abertos. Por outro lado, você pode oferecer aos convidados pequenos vidrinhos com álcool em gel e até mesmo petit fours individualizados…
O corporativo
Nos ambientes corporativos, além dos novos acessórios que compõe a proteção individual, há ainda a preocupação com a simpatia e a qualidade no atendimento. Nestes casos a humanização é ainda mais imprescindível.
Cumprimentos – abraços e aperto de mão – estão suspensos.
Atente-se para a detalhes como aromatização e o som ambiente.
Padronize sua comunicação visual desde as máscaras até o demais aspectos do atendimento.
Cuide da maquiagem na área dos olhos. Aprenda a sorrir com o olhar.
Salas de espera e recepções devem ter lugares marcados. E o cafezinho não pode mais estar exposto de maneira comunitária. Tenha uma pessoa que possa servir seus clientes, parceiros e fornecedores.
Tudo deve ser individualizado, da caneta ao telefone!
Revisteiros devem ser recolhidos…