Tradicionalmente presente em grandes celebrações, o uísque é uma bebida destilada de teor alcóolico elevado, sendo produzida a partir de diversos grãos e podendo, ou não, conter malte. Geralmente é bebido puro (chamada de Cowboy) ou com gelo, mas varia de acordo com o gosto do apreciador.
Seu nome se deriva do gaélico escocês “uisge beatha” (ou do gaélico irlandês “uisce beatha”) que significa água da vida, referindo-se ao seu aroma e sabor marcantes, que são realçados de acordo com o tempo que a bebida passa dentro dos barris de carvalho onde é conservada. Suas características variam de acordo com sua idade.
A dúvida sobre a grafia de seu nome é frequente, mas tanto Whisky como Whiskey são formas corretas. A diferença na escrita varia de acordo com o país de origem: se a bebida vem da Irlanda ou dos EUA, é Whiskey. Já quando é fabricada na Escócia, Canadá e alguns outros países, o correto é Whisky. O irlandês possui uma porcentagem maior de álcool quando comparado com o escocês, pois é triplamente destilado.
A bebida ainda pode ser conhecida por Scoth ou Bourbon, sendo Scoth o whisky produzido exclusivamente na Escócia. Em sua maioria são blends, ou seja, uma mistura de vários whiskies diferentes. O Bourbon já é um whiskey produzido nos EUA, que une destilado de milho com destilado de cevada e centeio.
Dentro dessas categorias ainda existem diversos outros fatores que variam de acordo com sua fabricação, o que faz com que a bebida possua tantos sabores únicos e seja tão sofisticada e apreciada.