Hans Wilsdorf, fundador da marca Rolex, criou em 1905 uma empresa para a distribuição de relógios. Com apenas 24 anos, conseguiu inovar em confiança e qualidade em um relógio de pulso não apenas confiável, mas muito elegante.
Os mecanismos utilizados para a produção do produto, extremamente pequenos e precisos, vinham de Biel, na Suíça.
O nome da marca foi pensado cautelosamente. Hans Wilsdorf valorizou por um nome curto, de fácil pronúncia e memorização, além de um visual atraente quando estampado nos mostradores. Para chegar à arte final, ele tentou combinar todas as letras do alfabeto, porém, o nome surgiu de um fato curioso: “Uma manhã, sentado no andar superior de um ônibus puxado por cavalos ao longo da Cheapside, na City de Londres, um gênio cochichou no meu ouvido: ‘Rolex’.” – disse o fundador.
Em 1910, em busca da precisão cronométrica, a Rolex conseguiu o Certificado Suíço de Precisão Cronométrica a um relógio de pulso e, quatro anos mais tarde, Kew Observatory – organismo britânico – atribuiu ao relógio um certificado de precisão “classe A”. Esse título até então pertencia exclusivamente a cronômetros da marinha. A partir disso, os produtos da marca tornaram-se sinônimos de precisão.
Em 1919 a Rolex mudou-se para Genebra, cidade de renome internacional por sua tradição relojoeira e, em 1920, foi registrada nesse mesmo local.
O sucesso foi crescendo ano a ano e impressionando seus consumidores. A criação do primeiro relógio de pulso impermeável e resistente à ação da poeira, em 1926, trouxe um marco na história da Rolex. Para comprovar a característica do produto, em 1927, um Rolex Oyster atravessou o Canal da Mancha no pulso da jovem nadadora inglesa Mercedes Gleitze. Após dez horas de uso na água, o relógio continuava exercendo sua função perfeitamente.
O crescimento e evolução da marca não param. Anos depois foram desenvolvidos relógios usados como instrumentos profissionais, ultrapassando a função de apenas mostrar as horas. Utilizado para atividades como mergulho, aviação, alpinismo e exploração científica, o produto foi visto como um objeto de grandes realizações e despertou entusiasmos nos seus consumidores.
O relógio conhecido como o que nunca falha é objeto de desejo de muita gente, pois demonstra elegância e sofisticação. Os valores fazem jus a sua qualidade, como foi o caso do Rolex 6100 “Caravelle”, relógio Oyster Perpetual em ouro amarelo de 18 quilates, o qual teve a sua primeira criação em 1952, e foi vendido em 2009 por €43.905,30 em um leilão no Antiquorum.